Proteção Civil e Defesa da Floresta reúnem-se em Cascais

14

A Comissão Municipal da Proteção Civil e a Comissão Municipal da Defesa da Floresta estiveram reunidas para fazer um balanço do ano 2021, num evento com contou com a participação de cerca de 50 entidades do concelho cascalense.

O tema principal foi, naturalmente, o combate à pandemia da Covid-19, no que diz respeito à vacinação, testagem e apoio à população. Relativamente à vacinação de crianças, no primeiro fim-de-semana exclusivo para jovens dos 9 aos 11 anos foram inoculadas 2100 pessoas no Estoril e em São Domingos de Rana.

Foi também destacado o trabalho da Proteção Civil na iniciativa “A Terra Treme”, que se realizou no dia 5 de novembro e contou com a participação de cerca de 2000 alunos, professores e pessoal não docente.

Destaque ainda para a acão “Segurança contra Incêndios em Edifícios”, que tem o seu foco nos planos de segurança nos vários edifícios da câmara, escolas, coletividades e associações.

Já a CMDF discutiu o Plano de Fogo Controlado, desenvolvido por especialistas do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Esta iniciativa conta com a coordenação da Cascais Ambiente e tem como principal objetivo ser um exercício planificado em conjunto com os bombeiros do concelho em exercícios operacionais que juntam várias entidades camarárias e forças de segurança.

Este projeto é fundamental para o concelho, pois 33% do seu território está dentro do Parque Natural Sintra-Cascais e 50% do território está situado em zonas naturais.