O projeto “Cozinha com Alma” assinalou recentemente os 10 anos de existência, com a abertura de uma nova loja de solidariedade, para ajudar os munícipes que mais precisam.
Este novo espaço está situado em Alcabideche e representa mais um passo para “aumentar a capacidade de resposta e chegar a um maior número de famílias em dificuldades na freguesia”, refere a autarquia.
Também segundo a Câmara Municipal de Cascais, o projeto, que permite aos serviços sociais oferecerem 100 refeições por dia (graças à ajuda de 30 colaboradores e 80 voluntários), tem como objetivo ser um “balão de oxigénio” para “famílias a viver com dificuldades financeiras temporárias”. Estas pessoas tem assim “acesso a refeições completas a um preço simbólico e a um conjunto de iniciativas de capacitação e acompanhamento”.
Para além de ser um serviço social, o “Cozinha com Alma” também vende comida ao público em geral, canalizando os lucros para os custos operacionais da organização e para o custo das refeições incluídas na Bolsa Social.
Assim, o público em geral passa a ser o principal parceiro ou “patrocinador” da Bolsa Social, contribuindo de forma direta para reduzir o sofrimento das famílias em dificuldades, no que toca à alimentação.
No entanto, importa não esquecer todos os parceiros, voluntários e padrinhos que todos os dias contribuem para a angariação de fundos e todos os colaboradores que contribuem para a grande finalidade do projeto: estar ao serviço de quem mais precisa.