Charlotte – Eu sou a minha própria mulher é o nome da primeira peça de 2022 do Teatro Experimental de Cascais.
Encenada por Carlos Avillez, trata-se de um monólogo em que o ator Marco d’Almeida interpreta “35 personagens que acompanham a extraordinária viagem de um homem que era uma mulher e que se chamava Charlotte von Mahlsdorf”, pode ler-se na sinopse.
Baseada numa histórica verídica, Charlotte – Eu sou a minha própria mulher, escrita por Doug Wright, teve a sua estreia em 2003 off-broadway. O sucesso foi tão grande que no mesmo ano foi levada para a Broadway onde arrecadou diversos prémios, incluindo o Pulitzer de Teatro e o Tony Award para Melhor Peça do Ano.
Esta peça conta a história de Charlotte von Mahlsdorf, uma mulher nascida num corpo masculino que atravessou o regime Nazi, primeiro, e depois o Comunista, nos tempos da antiga R.D.A.
“Queríamos um texto poderoso e envolvente para abrir 2022, e quando surgiu a ideia desta fabulosa peça de Doug Wright, que permite a um único actor viver 35 personagens numa mesma produção, não houve dúvidas: será com Marco D’Almeida e o público irá adorar”, afirma Fernando Alvarez, responsável de Programação, Cenografia e Figurinos do Teatro Experimental de Cascais.
Para Carlos Avilez, diretor artístico do TEC e encenador da peça, Charlotte von Mahlsdorf foi uma personagem “de grande liberdade”, que tinha a noção “de que as pessoas devem ser felizes, devem ser livres”.
Uma personagem “extraordinária”, que morreu em 2002, e que agora chega ao palco do Teatro Municipal Mirita Casimiro, interpretada por Marco de Almeida, que o diretor considera um “grande e maravilhoso ator”.
Para Carlos Avilez, é preciso “uma grande coragem para uma pessoa com uma grande carreira, como é o caso do Marco, fazer 35 personagens vestido de mulher”.
“Um brinde e um desafio perigoso para o ator, mas que “está ganho em absoluto porque ele faz brilhantemente”, afirmou, concluindo tratar-se de um “ator enorme” e “maravilhoso” a interpretar as 35 personagens.
Aquela que ficou conhecida como “a peça de um homem só” estará em cena no Teatro Experimental de Cascais até 27 de março com sessões de 4ª a Sábado às 21h e Domingo às 16h.
Os bilhetes estão à venda online. Os preços vão dos 15 euros os bilhetes normais, 10 euros para maiores de 65 anos e 5 euros para os estudantes de artes.