Centro Cultural de Cascais recebe “Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs” até 22 de maio

11

O Centro Cultural de Cascais recebe até ao próximo dia 22 de maio de 2022 a exposição “Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs”, que mostra uma realidade diferente daquela que se conhece do mediático realizador de cinema.

Stanley Kubrick, que faleceu em 1999 com 70 anos, foi fotógrafo antes de se dedicar ao cinema; com apenas 17 anos de idade começou a trabalhar como fotógrafo na revista Look (em Nova Iorque), captou vários momentos marcantes da história da cidade norte-americana e tornou-se no fotógrafo mais jovem da publicação.

Entre 1945 e 1950, Kubrick desenvolveu o seu olhar e a sua técnica e passou a captar as interações humanas, fazendo mais de 135 ensaios fotográficos para a revista.

Em outubro de 1948, à revista “The Camara”, o ainda fotógrafo referia que “acho que registar estéticamente uma ação espontânea, ao invés de cuidadosamente encenar uma imagem, é o uso mais válido e expressivo da fotografia”.

Aos 22 anos de idade, Stanley Kubrick vira-se para o cinema, e graças à sua experiência como foto-jornalista consegue aprimorar diferentes estilos, enquadramentos, composições e iluminações.

Os primeiros filmes, como “Killer’s Kill” e “Um Roubo no Hipódromo”, são marcadamente “foto-jornalísticos”, quebrando a estética dos filmes “noir”, que se faziam na altura em Hollywood.

Em 2020, Gregory Monro lança o documentário “Kubrick by Kubrick”, e nesta obra o critico de cinema Michel Ciment refere sobre o realizador que “como todos os grandes cineastas, ele possui o sentido do espaço e o sentido do tempo; ou seja, é preciso saber compor a imagem – é a arte da fotografia”.

A exposição no anfiteatro cascalense mostra 130 fotografias e 41 revistas Look, onde vemos o glamour, a coragem, o sofrimento, a paixão e a intensidade das pessoas, que aparecem em discotecas e eventos desportivos, numa cidade que ainda recuperava da II Guerra Mundial.

Muitas destas fotos fazem parte da grande reportagem “Life and Love on the New York Subway”, que foi publicada na Look em março de 1947.

A mostra “Through a Different Lens – Stanley Kubrick Photographs” revela a visão de um génio criativo em ascensão, e é uma iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Stanley Kubrick começa a sua carreira cinematográfica aos 22 anos de idade, com a realização de várias curtas-metragens; em 1953 realizou “Medo e Desejo”, 7 anos depois é aclamado pelo público e pela crítica graças a “Spartacus”.

“Lolita” (1962), “Dr. Estranhoamor” (1964), “2001: Odisseia no Espaço” (1968), “Laranja Mecânica” (1971), “Shinning” (1980) e “De Olhos Bem Fechados” (1999) são algumas das obras mais marcantes deste cineasta norte-americano.