Quinta dos Ingleses pode desaparecer devido à especulação imobiliária

64
Quinta dos Ingleses, em Carcavelos

A vila histórica Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, está em risco de desaparecer devido à especulação imobiliária.

De acordo com o “Notícias de Portugal”, a zona é o “último espaço verde da Costa do Estoril e ajuda a preservar os acontecimentos históricos de Carcavelos”; foi aqui também, que no séc. XIX, “desembarcaram os primeiros cabos submarinos do telégrafo” e “jogou-se Futebol pela primeira vez em Portugal”.

Desde 1960 que os grandes empresários querem avançar com a construção de empreendimentos nos espaços verdes, e atualmente até existe um plano para construir 850 apartamentos, 3 hotéis e várias áreas comerciais.

No entanto, a população opõe-se a essas construções, pois correm o risco de perder “um pinhal, a sua biodiversidade, uma zona tampão que protege da subida do nível do mar e a qualidade do ar”.

Foi até criado um movimento, que conta com centenas de pessoas, e que em 2021 criou uma “corrente humana” para chamar a atenção para o problema.

A mesma plataforma considera que destruir uma das partes verdes do concelho vai transformá-lo num dos mais poluídos do país; os efeitos já são visíveis, pois as praias perderam as suas bandeiras azuis e os níveis de CO2 aumentaram consideravelmente.

Em resposta a estas campanhas, o Governo sugeriu que o movimento classificasse a zona como “área protegida local”, pois “existem fundos europeus para compensar proprietários e comerciantes”.

Mas, o Presidente de Câmara Municipal de Cascais refere que a lei não é bem assim, e que a responsabilidade de declarar uma área protegida é do Governo.

O que é certo é que os argumentos de todas as partes vão continuar a serem esgrimidos até se chegar a uma consenso sobre o que se deve fazer na histórica Quinta dos Ingleses.