Joana Vasconcelos encerra “com chave d’ouro” programa “Artistas no Palácio”

12

O Presidente da República elogiou esta segunda-feira a obra “em grande” de Joana Vasconcelos, considerando que tem contribuído “para o prestígio de Portugal”, e agradeceu a sua participação no encerramento do programa “Artistas no Palácio de Belém”.

“Terminamos hoje um ciclo com chave d’ouro”, afirmou o chefe de Estado, no Palácio de Belém, em Lisboa, perante Joana Vasconcelos, que nesta sessão falou do seu percurso artístico com alunos da Escola Secundária Ibn Mucana, no concelho de Cascais.

Marcelo Rebelo de Sousa explicou que lançou a iniciativa “Artistas no Palácio de Belém” para que “jovens de todo o país” tivessem oportunidade de “ouvir os grandes artistas, os grandes inventores, os grandes artífices do génio nacional no domínio das artes plásticas”.
Sobre Joana Vasconcelos, artista plástica nascida em 1971 conhecida pelas suas esculturas de grandes dimensões, o Presidente da República disse que começou “logo em grande”, com “sucesso imediato lá fora – cá dentro, obviamente, mas lá fora brutal, ultrapassou o sucesso cá dentro”.

“Por várias vezes brilhou na Bienal de Veneza”, prosseguiu o chefe de Estado, que atribuiu à artista “uma qualidade fundamental, para portugueses muito rara, que é uma autoestima ilimitada”.

Fotografia: Presidência da República