Santa Casa da Misericórdia de Cascais inaugura Museu

53
Inauguração do Museu da Santa Casa da Misericórdia de Cascais
A Santa Casa inaugurou o Museu da Misericórdia de Cascais, um novo espaço que apresenta 500 anos de parte da história do concelho.
A história de Cascais funde-se com a própria história da Misericórdia no concelho, ou não fosse esta uma das associações mais antigas do município.
Instituída em 1551, a Santa Casa da Misericórdia de Cascais (SCMC), tem como base a prática das catorze obras de misericórdia do catecismo da Igreja Católica e cedo se transforma numa instituição de referência, afirmando-se ao longo de quase cinco séculos como uma associação de devotos com vista ao estabelecimento de laços de solidariedade.

Situado ao lado da Igreja, com o mesmo nome, este “novo” museu tem, entre as peças em exibição na antiga sacristia, as imagens de Nossa Senhora e de diversos santos, assim como crucifixos, alguns deles de produção indo-portuguesa, dos séculos XVII a XVIII.

Estão igualmente expostos vários tesouros – custódias e cálices maioritariamente em prata dourada, do final do século XVI ao século XVIII – entre os quais se destacam uma excecional custódia portuguesa do final do século XVI ou início do século XVII e o conjunto de coroas e resplendores em prata, também de produção nacional, dos séculos XVIII e XIX.

De destacar o trabalho de design de Henrique Cayatte, o projeto museológico de João Miguel Henriques e o restauro a cargo da empresa WOA. Os projetos, tanto do novo espaço como da Igreja, tiveram assinatura da Saraiva + Associados, dos arquitetos Miguel Saraiva e Alexandre Marques Pereira.

Fotografia: CMC