A EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza) apresentou recentemente o seu projeto numa cerimónia que decorreu nas instalações da Câmara Municipal de Cascais.
Esta iniciativa tem como principal objetivo chamar a atenção das entidades para o problema da falta de habitação para as pessoas mais pobres, embora este seja um direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa.
Na cerimónia estiveram presentes Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC) e Carla Semedo (Vereadora para a área social), que receberam o “primeiro tijolo” para a construção de políticas sociais, que acabem com o flagelo da falta de habitação, e para a aplicação do artigo 65º da CRP.
Na ocasião, Carla Semedo referiu que “Cascais está a levar a cabo uma intervenção social que visa a capacitação das famílias e que promova a quebra do ciclo da pobreza; esta intervenção incide sobre vários programas que vão concorrer para esta capacitação; só com a defesa de uma habitação cada vez mais condigna é que se torna possível promover uma alteração efetiva da vida destas pessoas”.
Carla Semedo atribui grande importância à iniciativa, pois chama a atenção para um problema grave e pressiona o poder político a adotar medidas para ajudar os mais pobres e desfavorecidos.
Um “tijolo” idêntico vai ser entregue a todos os presidentes de câmara do país, pois o problema há vários anos que é comum a todas as regiões do nosso país.