Abril é o mês de prevenção dos maus tratos na infância e Cascais associa-se à iniciativa

14

O mês de Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância e a Câmara Municipal de Cascais decidiu unir-se à causa e relembrar a importância de terminar com este flagelo que ainda assola o nosso país.

Assim até ao fim do corrente mês, o edifício dos Paços do Concelho estará iluminado de Azul todas as noites, para chamar a atenção de todos aqueles que passem pelo local.

Em breve nota, a autarquia refere que “somos todos agentes de prevenção e é preciso mudar comportamentos: bater, insultar, apertar, humilhar, gritar, desprezar, não é Amar; não é normal! Não é educar! É um direito amar, ser amado, respeitar e ser respeitado; assim se educam os jovens de amanhã e se constrói uma sociedade com valores”.

Através da campanha “Serei o que me deres… que seja amor”, Cascais quer contribuir ativamente para a mudança de atitudes e para a Promoção dos Direitos das Crianças e dos Jovens.

Segundo a CPCJ de Cascais, atualmente estão ativos no concelho cerca de 1000 processos que sinalizam crianças e jovens em perigo.

Todos devem denunciar os casos de violência e maus tratos, ligando ou enviando um e-mail para as autoridades competentes, como a APAV Cascais, CPCJ Cascais, Linha SOS – Criança, Hospital de Cascais, GNR Alcabideche, PSP Cascais e Piquete da PJ.

Maus Tratos:
===========

Segundo o site oficial da autarquia cascalense, os “maus tratos” dividem-se em 4 categorias: Negligência, Mau Trato Físico, Mau Trato Psicológico/Emocional e Abuso Sexual.

Negligência – Entende-se por negligência a não satisfação de necessidades básicas de higiene, alimentação, afeto, educação e saúde, indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento normais das crianças e jovens

Mau Trato Físico – O mau trato físico resulta de qualquer ação não acidental, isolada ou repetida, infligida por pais, cuidadores ou outros com responsabilidade face à criança ou jovem, que provoque ou possa vir a provocar dano físico

Mau Tratos Psicológico/Emocional – O mau trato psicológico resulta da privação de um ambiente de tranquilidade e de bem-estar afetivo indispensável ao crescimento, desenvolvimento e comportamento equilibrados da criança/jovem

Abuso Sexual – O abuso sexual corresponde ao envolvimento de uma criança ou adolescente em atividades cuja finalidade visa a satisfação sexual de um adulto ou outra pessoa mais velha