O Município de Cascais está a investir mais de 20 milhões de euros, em várias equipamentos estruturantes, no concelho, na restauração, pesca, cultura, saúde, juventude e desporto, obras visitadas esta segunda-feira, por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
As obras no edifício Cruzeiro, no Estoril, estão a decorrer a bom ritmo e o objetivo principal é requalificar esta importante estrutura, oferecendo-lhe nova utilidade. As obras contemplam a criação de um novo Auditório Municipal com capacidade para 400 lugares, uma biblioteca especializada em obras cinematográficas e ainda as instalações para a Escola Profissional de Teatro de Cascais.
Na Parede, está em cursos a futura “Loja Jovem”, um novo espaço multisserviços. Estão a recuperar-se fachadas, a criar-se gabinetes de trabalho, um espaço de atendimento e uma sala Polivalente. A obra deverá estar concluída em abril de 2023.
Ainda na Parede, na Escola de Santo António, está em construção um novo pavilhão destinado à prática de atividade física. O multidesportivo pretende ser um espaço útil para a prática de Desporto, onde se incutem hábitos de vida saudáveis.
Obras também a decorrer para a construção de Centro de Saúde de Carcavelos (foto), que irá beneficiar 25 mil pessoas. Além de reunir quatro valências de cuidados de Saúde primários, o Polo de Saúde de Carcavelos e espaço público adjacente pretende ser um lugar de vida social, dispondo de uma grande praça e jardim.
Este polo de saúde, que vai ter um parque de estacionamento com 267 lugares, vai dispor de quatro valências: Unidade de Saúde Familiar (USF), Serviço Permanente (SP), Equipa de Tratamento (ET) de Comportamentos Aditivos e Dependências e Serviço de Psiquiatria. Segundo estimativa da autarquia, a obra deverá ficar terminada em março de 2023.
O Casal Saloio em Outeiro de Polima, na freguesia de São Domingos de Rana está a ser criada a nova área de exposição no interior do concelho. No edifício está a nascer também uma sala multiusos e uma cafetaria. A obra inclui ainda a requalificação do Largo Chafariz de Outeiro de Polima.
Por fim, no edifício da Docapesca, na Baía de Cascais, estão em curso obras para a instalação de uma zona de restauração, fruto da reabilitação. Dotado de uma área central com mais de 1.500 m², este imóvel está a ser reconvertido pela Câmara Municipal de Cascais para permitir acolher dois restaurantes, mantendo em funcionamento a Lota.
Os trabalhos incluem recuperação/remodelação da cobertura do edifício, tratamento das fachadas exteriores e adaptação do espaço. A nova oferta de restauração deverá entrar em funcionamento em setembro deste ano.