O município de Cascais vai enviar 100 toneladas de ajuda humanitária para Bucha, na Ucrânia.
O anúncio foi feito numa conferência online, via Zoom, por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a Anatoliy Fedoruk, “mayor” da cidade ucraniana onde a guerra impôs a morte e a devastação. O anúncio foi proferido pelo autarca, no Dia da Liberdade em Portugal, a propósito da resposta com apoio de muitas empresas e cidadãos ao apelo da cidade massacrada pela guerra.
“Falo hoje consigo porque acredito que os nossos amigos ucranianos derrotarão o agressor e gritarão bem alto a palavra liberdade. Hoje estamos unidos nesse grito!”, anunciou Carlos Carreiras, em direto, ao seu homólogo de Bucha a partir dos Paços do Concelho, em Cascais. “Acima de tudo quero enviar um abraço amigo na certeza de que o povo ucraniano vai vencer esta luta pela democracia”, reforçou.
Recorde-se, Cascais tem enviado ajuda humanitária para Zitomir, Irpin e Bucha e para os campos de refugiados instalados nos países fronteira. O município, tem, ainda acolhido refugiados ucranianos, realizou uma missão de resgate aéreo e recebeu ao inicio da semana, mais um grupo de perto de 100 ucranianos, vindos de Varsóvia, no âmbito de uma nova missão de resgate aérea, desta vez organizada por um mecenas.