O iREC – Inovar na reciclagem foi o primeiro projeto-piloto de devolução de embalagens de bebidas a introduzir a modalidade de incentivo em Portugal, promove uma conferência para debater o futuro das embalagens de bebidas no Sistema de Depósito com Retorno, que se realiza na Nova SBE, a 17 de maio.

O iREC vai dar a conhecer os principais resultados e aprendizagens deste projeto, que se iniciou em janeiro de 2021, no concelho de Cascais.

O Sistema de Depósito com Retorno (SDR) deverá ser obrigatório em Portugal, de acordo com a legislação em vigor, aguardando-se ainda a regulamentação que especifique o modelo de funcionamento deste sistema e respetiva entrada em vigor.

Esta conferência tem como mote o projeto-piloto de Cascais, e visa partilhar os conhecimentos adquiridos com municípios, retalhistas e produtores de embalagens nacionais e imaginar os diversos cenários possíveis uma vez que a portaria entre em vigor, contando com mesas redondas para a discussão de temas como o impacto do SDR na cadeia de valor das embalagens, a necessidade da criação de uma entidade gestora e apresentar exemplos de países europeus onde o SDR já está estabelecido.

“Disponibilizar soluções práticas para a colocação dos resíduos recicláveis é um dos pontos fulcrais para que as taxas de reciclagem aumentem”, considera Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente, em nota enviada ao NOTÍCIAS DE CASCAIS.

Segundo o responsável, foram instaladas 15 máquinas de devolução de embalagens de bebidas em estabelecimentos comerciais, que fazem parte dos hábitos dos cascalenses e “num ano recolhemos mais de um milhão de embalagens de bebidas e 70 toneladas. Não só conseguimos que os quantitativos de resíduos recolhidos aumentassem, como ficou garantida a alta qualidade do material recolhido”, refere Luís Almeida Capão.

O projeto iREC – Inovar na Reciclagem foi desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova-SBE e financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Acão Climática.

A Conferência iREC – O futuro das embalagens de bebidas no sistema de depósito com retorno é aberta ao público mas sujeita a inscrição.