A Câmara de Cascais vai transformar a Praça do Junqueiro e a Rua Bartolomeu Dias, em Carcavelos, num “laboratório de novos serviços digitais de rua”, em parceria com as empresas tecnológicas ‘Smartlamppost’ e a ‘Vantage Towers’, foi anunciado, pela autarquia.
Serão propostas “soluções ao nível da mobilidade elétrica”, “papeleiras inteligentes”, a “integração de parquímetros” para libertar espaço nos passeios e terá um novo padrão de infraestruturas, redesenhará a iluminação pública e irá testar diversos procedimentos como “a integração das soluções tecnológicas de diversas empresas”.
Recorde-se, há muitos anos uma zona central com diversos espaços de restauração muito procurados, este importante espaço da freguesia de Carcavelos Parede vai ser dotado de infraestruturas que disponibilizam muitas das vantagens de uma cidade inteligente.
Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Smartlamppost e a Vantage Towers, vai ser criado nesta zona um Living Lab/LL (Laboratório Vivo). No âmbito desta iniciativa vão ser desenvolvidos e testados novos serviços de rua, ou integrados serviços já existentes de forma totalmente inovadora.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida de cidadãos e comerciantes e reduzir custos de manutenção das várias infraestruturas aí existentes. Serão utilizadas as mais modernas tecnologias bem como as melhores práticas de mercado.
Segundo a autarquia, os trabalhos irão iniciar-se nos próximos dias e deverão estar concluídos em junho deste ano, não estando previstos constrangimentos à circulação.
O que vai mudar?
Segundo o site da Câmara Municipal de Cascais, irá ser implementada tecnologia de sensorização e equipamentos afins. Serão propostas soluções ao nível da mobilidade elétrica e da redução de mobiliário urbano como papeleiras inteligentes, integração de parquímetros, entre outras, com impacto direto na libertação de espaço nos passeios, o que representa uma melhoria não só para a circulação, especialmente para cidadãos com mobilidade reduzida ou carrinhos de bebé, mas também em termos estéticos, permitindo ainda maior eficiência no investimento e redução de custos de e manutenção.
O LL Cascais irá ser instalado na Praça do Junqueiro e Rua Bartolomeu Dias e irá permitir, criar um padrão nacional para infraestruturas IP multisserviços de modo a incentivar a adaptação do quadro regulatório nacional a esta nova realidade e a torná-la replicável a nível nacional e internacional; redesenhar o modelo de concessão de iluminação pública; Testar novas soluções em ambiente real e aferir da sua adequabilidade técnica; assumir o papel de infraestrutura base para o desenvolvimento das Smart Cities , entre outros.
Entendem, os responsáveis do projeto que o Living Lab Cascais (Junqueiro) é uma aposta pelo facto de “ser dinamizador do conhecimento nacional e da sustentabilidade do conceito Smart City, colocando Cascais na liderança e no centro da dinamização da mudança de paradigma dos serviços prestados ao nível da rua”, pode ler-se.