A mais recente campanha das Aldeias de Crianças SOS, lançada com o objetivo de celebrar o Dia da Família, que se comemora no dia 15 de maio, pretende alertar para a importância do conceito família.
Com o mote “O que é a família? É o melhor lugar para uma criança crescer”, as Aldeias de Crianças SOS querem sensibilizar para a importância da família como núcleo fundamental para o desenvolvimento da criança.
“É com a família que a criança começa a ser o autor da sua vida e a escrever a sua própria história. No entanto, em Portugal registaram-se mais de 40 mil pedidos de ajuda para crianças negligenciadas que crescem sem o apoio de uma família. Crescem sozinhas”, refere Luís Cardoso de Meneses, secretário Geral das Aldeias de Crianças SOS Portugal, lembrando que “as Aldeias de Crianças SOS existem e trabalham diariamente, em Portugal e em mais de 138 países do mundo, para mudar esta realidade. Para que cada criança possa pertencer a uma família, crescer com amor, respeito, segurança e ser autora da sua própria história.”
Com esta campanha solidária, as Aldeias de Crianças SOS pretendem demonstrar a importância que uma família pode ter no crescimento de uma criança ou jovem e o melhor exemplo é um caso real.
Para contribuir para esta causa e ajudar mais de 420 crianças, jovens e 190 famílias que acompanham as Aldeias de Crianças SOS , poderá apoiar de diferentes formas, nomeadamente:
Em Portugal, foram comunicadas mais de 40 mil situações de maus tratos à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, sendo a negligência e a violência doméstica, os motivos mais frequentemente assinalados.
Atualmente existem três Aldeias SOS em Portugal, situadas em Bicesse (Cascais), Gulpilhares (Vila Nova de Gaia) e na Guarda e o Programa de Fortalecimento Familiar em Rio Maior, Guarda, Oeiras e Vila Nova de Gaia, acolhendo e acompanhando mais de 420 crianças e jovens anualmente.