A Sports Integrity Global Alliance (SIGA) Europa e a autarquia de Cascais assinam memorando de entendimento, através do qual a autarquia passa a ser membro da SIGA Europa e esta entidade passa a ter sede em Cascais.
O documento foi assinado, na Casa de Santa Maria, em Cascais, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e o CEO da SIGA Europa, Emanuel Macedo de Medeiros.
Na ocasião foi ainda anunciada a realização de uma Conferência Mundial, SIGA SPORT INTEGRITY WEEK, que terá um formato hibrido, presencial e virtual, de 12 a 16 de setembro, na Nova School of Business & Economics, em Carcavelos, e que convocará personalidades e instituições mundiais ligadas ao desporto, para uma reflexão sobre a boa governança que salvaguarde a integridade no desporto.
“Este Memorando tem uma importância muito grande”, afirmaria Emanuel de Medeiros, CEO da Siga, que diz ter “formalizado a cooperação e colaboração que já vinha sendo mantida há alguns anos” entre a SIGA e a autarquia, adiantando que “foi em Cascais que se congregaram os consensos, as vontades, os propósitos para trilhar este caminho”.
Francisco Kreye, vereador que tutela na Câmara Municipal de Cascais o pelouro do Desporto, salientou por seu turno, a importância de ter em Cascais a sede da “SIGA, por se tratar de uma organização de enorme relevância internacional” que procurar debelar “aquilo que são as externalidades do desporto e que nada têm a ver com os valores do desporto”.
Recorde-se que a SIGA, pugna por um desporto livre da atividade antiética, ilícita e criminosa e propõe-se promover a boa governança e salvaguardar a integridade no desporto, propondo-se ter como parceiros todas as entidades e personalidades ligadas à prática desportiva.