Cerca de meia centena de jovens dos vários cantos do mundo, entre eles quatro jovens de Cascais, encontrou-se, dia 19 de maio, pela primeira vez em Roma, com o Papa Francisco e com o vocalista da banda U2, Bono Vox.
O encontro realizou-se no âmbito de um projeto organizado pela Fundação Scholas, que tem uma das suas sedes no nosso concelho, e serviu para identificar os problemas mais flagrantes nas comunidades dos jovens envolvidos.
Neste encontro com os jovens, foram destacados problemas como a pobreza, a guerra, a falta de água potável, a fome (e contrariamente) o desperdício alimentar.
Recorde-se, jovens de Espanha, Itália, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, México e Portugal trabalharam sobre o tema “casa comum, isto é, sobre questões ligadas ao planeta Terra e ao Ambiente. Este trabalho foi realizado tendo em conta três eixos importantes: o Jogo, a Pintura e a Música.
O Papa Francisco conversou com estes jovens sobre a “real falta de poesia e coragem” e afirmou que a solução para os problemas “não se aprende em livros, mas sim com o risco, com a contemplação da natureza e com a luta”. Acrescentou ainda que “a mulher tem a vocação de dar vida e a Fundação Scholas tem a mesma vocação – é sobre sobrevivência. (…) E as mulheres sabem mais de harmonia do que os homens”.
Por fim, os jovens apresentaram ao Papa Francisco uma música que prepararam ao longo da semana e partilharam algumas frases, com preocupações sociais – “o grito das suas dores”.