Santos Populares regressam em junho a Cascais

126

Os tradicionais festejos populares estão de regresso a Cascais, após dois anos de paragem, devido à pandemia por Covid-19.

Este ano, os festejos contam com marchas, arraial e tronos de Santo António, que  prometem muita animação, convívio e partilha.

O desfile das Marchas populares, que conta com 15 entidades, dos quais dois grupos infantos e dois grupos sub-representados, acontece no dia 10 de junho, à partir das 19h00, junto ao Palácio da Cidadela. O percurso compreende a descida da Avenida D. Carlos I, parando em frente ao Hotel Baía e prosseguindo até ao Mercado da Vila, onde termina com a apresentação pública pelas 20h00.
Este ano o tema das marchas é “Camões” e envolve todo um trabalho por parte da equipa do Associativismo Cultural e das entidades do Concelho de Cascais.

No Mercado da Vila de Cascais, vai realizar-se de 10 a 12 de junho, com o Arraial de Santo António, organizado pela Divisão de Juventude, Jovem Cascais, com a colaboração de várias Associações Juvenis do município. Serão servidos almoços e jantares, sendo que o horário de funcionamento do Arraial é das 12h00 às 00h00. Além disto, para garantir a diversão estarão presentes duas bandas ao vivo.

Os Tronos de Santo António têm como propósito estimular a participação do movimento associativo (coletividades, associações) do concelho, através da construção e decoração de Tronos de Santo António. A votação decorre de 2 a 6 de junho, através do Facebook, “Participa Cascais“.

No dia 13, no Mercado da Vila de Cascais, será possível visitar a exposição com todos os Tronos participantes e ficar a saber quais os Tronos que venceram o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Imagem: CMC/ arquivo