Dia da Criança promete domingo de alegria e diversão em Cascais

8

O Dia da Criança, que se assinala a 1 de junho, vai ser comemorado em Cascais, no dia 5 de junho, com um conjunto de iniciativas que fogem às rotinas para um dia especial e em família, onde não faltam brincadeiras, jogos e atividades, diversos ateliês dedicados à atividade física e desportiva, ao jogo e recreio, ao ambiente.

No Parque Marechal Carmona, na Vila de Cascais, entre as 10h00 e as 18h00, a Festa da Criança, vai contar com inúmeras atividades que se desenvolvem ao longo do dia, com destaque para um espetáculo de circo (10h15 e 14h00), teatro com “As Canções de Carolina” (11h30) e “A Casa dos Doces” (16h30), ou mesmo um “Concerto Marshmallow” (15h30). Mas não só!

Há outras atividades a decorrer, quase em simultâneo, como “Trocados por Miúdos” entre as 10h30 e as 12h30 e à tarde entre as 15h00 e as 17h00. Está ainda programado um “Concerto Didático para Famílias” a decorrer entre as 16h30 e as 17h15.

Ali ao lado, na Marina de Cascais, o destaque vai para a realização de Passeios de Barco, cuja participação requer inscrição no próprio dia, limitada a 35 pessoas/passeio. A iniciativa que está integrada no Dia da Criança, decorre entre as 10h30 e as 17h00.

Fora deste ambiente comemorativo do Dia da Criança, o município de Cascais tem outros locais alternativos e muito agradáveis para um passeio em família que não deve perder.

Desde logo uma visita ao Outeiro de Polima, para quem gosta de corridas de obstáculos. A utilização é livre, para todos os que queiram praticar a atividade desportiva que tem conquistado cada vez mais adeptos. Pode optar pelo modo divertido, para todas as idades, com uma atividade física mais tranquila e pausada, que se desenvolve pelos onze obstáculos, ao longo de um percurso linear ou de forma isolada. É divertido.

Uma outra sugestão, de almoço ou jantar, passa pela Capricciosa de Carcavelos, que tem uma nova atração para os seus clientes infantis. Há um novo e renovado parque infantil, com escorregas, baloiços, casas de madeira, pontes de corda e outros equipamentos desafiantes que servem de palco de aventuras enquanto os pais almoçam ou jantam, com alguma tranquilidade enquanto os miúdos se divertem.

E porque a cultura é sempre uma boa opção, os contos andam à solta na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, para libertar mimos e envolver as crianças e as suas famílias em momentos únicos de fantasia. Fortalecem-se os hábitos de leitura desde tenra idade promovendo a abordagem oral de contos tradicionais e histórias selecionadas pelos contadores de histórias que, conseguem cativar, encantar e até surpreender quem assiste.

Uma outra sugestão para os mais pequenos, é a “Cultura a Várias Mãos”, o mote para uma exposição de ilustração no Colégio Quinta do Lago nas Escolas Unesco, que desenvolveu um projeto que visou, o estudo e a análise do património, material e imaterial, fazendo posteriormente uma parceria com alunos da Universidade Sénior de Manique. “Um trabalho entre mãos”, com conhecimento distinto, contando com as diferenças de geração, visando o alargamento da construção de saberes.