O Projeto Hortas nas Escolas assinalou este sábado, na horta da Quinta do Pisão, dez anos de existência. O evento que contou com a participação da comunidade escolar, professores, funcionários, alunos e pais, teve momentos de partilha das experiências entre as instituições abrangidas.
As apresentações tiveram a cargo dos alunos, houve muita criatividade e empenho, mas, sobretudo, orgulho ao partilharem o melhor das suas hortas.
Neste projeto, a iniciativa da criação das hortas é da própria escola e a equipa das Terras de Cascais surge para dar todo o apoio necessário à sua criação e/ou manutenção.
Na ocasião, Joana Balsemão, vereadora da Câmara de Cascais com o pelouro do Ambiente e uma das grandes impulsionadoras das hortas biológicas, deixou aos participantes palavras de inspiração.
“Como uma gota de água caí num lago tranquilo e depois essa gota gera todo um efeito de ondulação que extravasa até às margens. É isso que é o projeto Hortas nas Escolas. Um projeto tão simples pois uns quantos metros quadrados nas escolas têm tantos efeitos réplica positivos”.
A vereadora lembra que a horta é “um espaço de aprendizagem curricular, mas também, de aprendizagem emocional já que é um espaço de convívio de toda a comunidade escolar e desta com o exterior”.
Para Miguel Brito, coordenador deste projeto das Terras de Cascais/ Cascais Ambiente, aqui reside a “mudança de paradigma”, o facto de a horta servir também como instrumento para adquirir não só conhecimentos técnicos e práticos, mas, também teóricos, adaptados ao currículo de cada nível de ensino.
Recorde-se, as escolas interessadas podem apresentar a sua candidatura por e-mail através do endereço, sensibilizacao@cascaisambiente.pt até 31 de outubro de cada ano, a qual será analisada e encaminhada para um de dois níveis de apoio.