Autarquia de Cascais reabre “Supermercado Social” em Carrascal de Alvide

28
"Supermercado Social" em Cascais

A Câmara de Cascais reabriu o Supermercado Social, no C3 – Centro Logístico de Cascais, em Carrascal de Alvide. O espaço está disponível para todos os ucranianos detentores do novo cartão “supermercado social”, atribuído após avaliação das necessidades do agregado familiar, explica a autarquia.

“Quero reforçar, que tudo o que está a ser dado, de apoio, aos cidadãos ucranianos em nada está a ser retirado aos cidadãos de Cascais”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, sublinhando que “todos os bens são provenientes de doações ou do fundo de ajuda aos ucranianos criado pela Câmara Municipal de Cascais”.

Neste espaço os utentes podem encontrar bens de primeira necessidade, bem como roupa, e a sua aquisição é sempre feita com a ajuda dos jovens voluntários da Cascais Jovem que os acompanham.

Com novas regras de acesso, este novo conceito de acesso a bens, que ultrapassa a ideia de assistencialismo, é uma resposta que para além de ser um banco de alimentos, para os refugiados que ainda não receberam o apoio do estado, e pretende assegurar a inserção social dos beneficiários, potenciar a sua capacitação e quebrar o círculo vicioso da pobreza.