Rede de Bibliotecas de Cascais oferece aos utilizadores cartão digital

114
Bibliotecas em rede no concelho de Cascais oferecem aos utilizadores cartão digital

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Bibliotecas, que se assinala a 1 de julho, o catálogo online, das Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais passa a disponibilizar uma nova ferramenta: o Cartão de Leitor em formato digital.

Com a ajuda de um smartphone, o cartão digital poderá ser utilizado em qualquer balcão das bibliotecas da Rede, bastando para o efeito efetuar o login na área pessoal do catálogo online e escolher a opção Cartão de Leitor.

Instrumento essencial na relação utilizador-biblioteca, este cartão de leitor tem acompanhado a história da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais. Primeiro em papel, dava acesso ao serviço de empréstimo de livros da Biblioteca do Museu Condes de Castro Guimarães e mostrava apenas o número e o nome do leitor. Com o aparecimento de novas bibliotecas e a concretização da sua ligação em Rede, mudou de suporte, passou a integrar novos elementos de armazenamento e leitura de informação, como a banda magnética e o código de barras.

Hoje, o Cartão de Leitor da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais, na sua quarta versão em PVC, passará a dispor igualmente de uma versão digital.

Dá acesso aos serviços e recursos disponibilizados por todas as bibliotecas da Rede, dos quais se destaca o empréstimo domiciliário de livros, CD e DVD e o acesso à plataforma digital PressReader.