Horta, pomar e vinha comunitária na Quinta da Carreira

14
Quinta da Carreira

O Parque Urbano da Quinta da Carreira continua a crescer e os espaços para a Agricultura Urbana neste local, que passa a contar com novas valências que convidam a população a usufruir deste espaço, ao mesmo tempo que produzem os seus próprios alimentos, com a inauguração de uma horta, pomar e vinha comunitária.

O projeto “Terras de Cascais” chega a este local com 24 talhões, que serão cultivados por novos horticultores, com 10 Lotes com árvores de fruto e sete lotes de Vinha, atribuídos aos munícipes inscritos. Já a produção final é destinada a autoconsumo e a ações de solidariedade social desenvolvidas pela Câmara Municipal de Cascais.

A Agricultura Urbana em Cascais começou com as hortas comunitárias e conta já com 730 parcelas atribuídas a munícipes por todo o concelho. Além das hortas, surgiram ainda os pomares e vinhas comunitárias, possíveis com a recuperação do património do Vinho de Carcavelos.

De sublinhar que esta recuperação faz parte da estratégia de regeneração verde da autarquia, que tem como objetivo alargar o leque de “oferta verde” para todos os cidadãos. Neste local há também um novo parque infantil, com algumas iniciativas mais radicais, fruto de um projeto vencedor do OP Jovem.

O Parque Urbano da Quinta da Carreira deu uma nova vida a esta área urbana, local ideal tanto para a prática desportiva, seja para corrida ou treinos nos campos de futvolei de praia, como para aproveitar momentos ao ar livre, no parque infantil, no dogpark e até para cultivar os seus próprios alimentos.

A recuperação da Quinta da Carreira faz parte da estratégia de regeneração verde da autarquia que tem como objetivo alargar o leque de “oferta verde” para todos os cidadãos.