Dia de limpeza subaquática na Baía de Cascais

15
Ação de limpeza em Cascais

“Limpar o fundo do mar e as zonas costeiras”, foi mote de mais uma ação Clean Up the Atlantic que decorreu em Cascais este sábado e que juntou dezenas de voluntários.

A iniciativa reuniu cerca de 80 voluntários, uns a mergulhar, outros em barcos, em pranchas de SUP e na areia, e outros nas zonas de costeiras ajudaram a retirar mais de seiscentos quilos de resíduos da Baía de Cascais e na área entre o Farol de Santa Marta e o Mexilhoreiro.

Uma manhã animada em prole da natureza do futuro do mar, além de se recolher resíduos, todos os pequenos seres vivos que por vezes vêm agarrados a este lixo foram devolvidos ao mar.

A participação na limpeza subaquática é aberta a todos os participantes com experiência em mergulho, enquanto que na limpeza terrestre não é necessária qualquer experiência ou certificação. A ação conta com o apoio da Ambiente Cascais, dos voluntários do programa Natura Observa e várias entidades.

Desde 2008 foram já retiradas cerca de 9 toneladas de lixo do fundo do mar, por quase 1.400 voluntários. O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a problemática da poluição marítima, com principal incidência no lixo marinho e as suas consequências negativas na biodiversidade.