‘Estoril Classics 2022’ regressa ao autódromo

36

Um dos maiores eventos de clássicos do mundo, o Estoril Classics, tem já data marcada, 7 a 9 de Outubro, voltando a trazer ao Autódromo do Estoril os Fórmula 1 e corridas com várias gerações dos carros que fizeram história em Le Mans.

O Estoril Classics tem vindo a marcar indelevelmente o calendário do automobilismo nacional desde 2017, mas a sua importância além-fronteiras é cada vez maior e, agora, na sua sexta edição, é um marco mundial para todos os entusiastas de eventos de clássicos – sejam adeptos, pilotos ou equipas.

Como tem sido habitual desde a sua estreia, a edição deste ano do evento organizado pela Race Ready – em parceria com a Peter Auto e ACP e com o apoio do Turismo de Cascais – traz até Portugal os monolugares de Fórmula 1 que marcaram a história da categoria máxima do desporto automóvel, sendo um dos momentos altos do fim-de-semana ouvir o cantar destes bólidos no Autódromo do Estoril.

Serão diversas as máquinas de sonho que alinharão na grelha de partida da Classic GP, permitindo fazer a viagem para os anos em que o mítico circuito português fazia parte do calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Para complementar a cabeça de cartaz, as máquinas que ajudaram a escrever a história das 24 Horas de Le Mans estarão também presentes no Estoril Classics, com diversas corridas, cada uma a recordar diferentes décadas da mais importante prova de resistência do automobilismo mundial.

Desde os incríveis sport-protótipos do Grupo C, que este ano comemoram quatro décadas da sua criação, até aos GT e protótipos que os precederam e aqueles que mais tarde moldaram o renascimento das corridas de resistência entre 1994 e 2010.

Em pista estarão também diversas outras competições da Peter Auto que cobrirão diversas eras e categorias do automobilismo para gáudio dos entusiastas que poderão ver algumas das máquinas dos seus sonhos, desde turismos até protótipos dos anos 1950 ao início do presente século, assim como o Iberian Historic Endurance, a mais prestigiada competição de viaturas clássicas da Península Ibérica.

No total serão 11 competições em pista e 15 corridas a não perder.