A antiga Primeira-Ministra da Ucrânia e uma das figuras políticas mais influentes daquele país, Yulia Tymoshenko (Юлія Тимошенко) esteve, na tarde de sexta-feira em Cascais, numa visita de agradecimento pelo trabalho do concelho em prol dos convidados ucranianos que o município se prontificou a receber, sobretudo por “Cascais estar a tratar os ucranianos como família”, afirma.
Deixando uma mensagem de esperança aos ucranianos, a responsável participou nas Conferências do Estoril, no painel “Paz na Europa”, e em seguida reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a convite da embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets. Todos, sem exceção, defendem que “a guerra só termina com a vitória da Ucrânia”.
Yulia Tymoshenko, aproveitou a ocasião para conhecer um dos Centros de Acolhimento criado pelo município para receber ucranianos, situado na Avenida de Sintra, e no final expressou a sua satisfação, agradecendo o empenho da autarquia.
“Fiquei muito impressionada com aquilo que vi. Os ucranianos aqui sentem-se em casa. Tudo aquilo que é necessário está a ser feito, como se de membros de família se tratasse. Os ucranianos estão a ser tratados como convidados, como pessoas que precisam de ajuda e a quem essa ajuda está a ser prestada”.