Cascais acolhe primeira escola pós-graduação na área da saúde em Portugal

137
Campus de Carcavelos da Nova

Portugal vai ter a primeira escola de Pós-Graduação dedicada a todos os profissionais de Saúde que combina simulação e treino prático em cadáveres. Trata-se da AHED Advanced Health Education, irá situar-se em Carcavelos e a primeira pedra é lançada esta quarta-feira, às 18h00.

Tudo começou com a NOVA SBE e agora Carcavelos prepara-se para receber a AHED Advanced Health Education onde médicos e profissionais de Saúde vão poder actualizar os seus conhecimentos ao longo da vida. Mais tarde seguir-se-á a NOVA Medical School, criando-se, assim, um Campus da Saúde.

O local que vai acolher este Campus de Saúde é o terreno e parte do antigo Hospital Ortopédico Dr. José de Almeida, entretanto desativado e comprado ao Estado pela Câmara Municipal de Cascais.

A obra enquadra-se no projeto de criação da Baía do Conhecimento que concentrará a Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), a Nova Medical School, a AHED, a Escola Superior de Alcoitão (ESSA), a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a NOVA School of Law.

A AHED já oferece perto de 50 cursos, de forte teor prático, nas mais variadas áreas, com recurso a novas técnicas e tecnologias, que contam com profissionais reconhecidos internacionalmente, portugueses e estrangeiros. Este modelo inovador de uma escola de formação ao longo da vida é único em Portugal e não existem muitos exemplos semelhantes na Europa.

A AHED resulta de uma parceria celebrada em 2019 entre a Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (NMS|FCM), a CUF, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Associação Nacional das Farmácias e a Câmara Municipal de Cascais.

A Baía do Conhecimento de Carcavelos é um conceito que irá ser desenvolvido ao longo do tempo, cujos projetos são assentes em grande medida em fund raising privado, em parcerias com empresas portuguesas e internacionais.