Bombeiros Voluntários de Alcabideche comemoram 95 anos

31

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche (AHBVA), assinalou este domingo, 16 de outubro, os 95º aniversário. A população compareceu para homenagear os vários elementos da corporação, alguns condecorados por tempo de serviço e promoção na carreira.

Tempo ainda para apresentar publicamente o resultado da requalificação das novas instalações e os novos veículos adquiridos no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais.

Situado no interior do concelho de Cascais, a associação serve uma população aproximada de 52 246 habitantes, numa área de 39,7 Km2 a que corresponde à freguesia de Alcabideche. Regista uma média anual de 30 000 serviços, nas áreas do combate a incêndios, emergência pré-hospitalar, transporte de doentes e outros na área de proteção e socorro.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche foi fundada a 5 de Janeiro de 1927, pela fusão do Grupo União Alcabidechense e da então denominada Associação Humanitária e Recreativa Cascaense.

A 29 de Março de 1927, uma comissão reuniu com a Direção da Associação Humanitária e Recreativa Cascaense, com o intuito de obter a independência e fundar assim uma Corporação de Bombeiros independente. Assim, no dia 17 de Abril de 1927, a pitoresca povoação de Alcabideche esteve em festa, pois nascia oficialmente a A.H.B.V. Alcabideche.

Atualmente, possui várias atividades desportivas destinadas aos associados, um centro clínico, além de bar e restaurante. O Corpo de Bombeiros, conta com um quadro ativo de 86 elementos, 11 ambulâncias e 13 veículos de combate a incêndios, serve uma população de 52.000 habitantes numa área geográfica de 39,72 km2, e presta uma média anual de 24.000 serviços nas áreas do socorro e transporte de doentes.

A sessão solene contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da autarquia, bem como do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Ribeiro que acumula funções como presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche.

Fotografia: DR ABVA