A maior atividade mundial de escuteiros decorreu entre os dias 14 e 16 de outubro. O JOTA-JOTI (Jamboree on the air Jamboree on the Internet) é um encontro digital que reúne milhões de jovens de movimentos de índole escutista de todo o mundo, num fim de semana repleto de atividades online que promovem a amizade, a partilha e a cidadania.
Vários grupos de Cascais participaram nesta atividade, como o Núcleo do Estoril da Fraternidade Nuno Álvares (Associação Nacional de Escuteiros Adultos) que está hoje reunido no espaço da União de Freguesias de Cascais-Estoril, no Bairro do Rosário, e que recebeu a visita de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, esta manhã.
O programa do JOTA-JOTI incentiva a aprendizagem de tecnologias de comunicação entre cidadão de todas as idades, fomentando a partilha de valores de cidadania global e de soluções para os desafios mais urgentes do planeta. Durante estes dias, os jovens e voluntários participaram em atividades divertidas e envolventes, em grupos, quer pela Internet quer pelo rádio amador.
Além de ser um dos maiores a nível mundial, este evento é também um dos mais antigos. Este ano está a decorrer a 65.ª edição do JOTA e a 26.ª JOTI.
O evento educacional digital tem visto um crescimento anual constante na participação ao longo dos anos e, com foco no futuro, tem como objetivo atingir milhões de participantes nos anos futuros.
A Fraternidade Nuno Álvares é constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que deixaram o ativo nesta associação. Pretende desenvolver a prática de Escutismo Adulto, manter vivo o ideal escutista de fé, serviço e proteção da natureza, e promover a amizade escutista universal.