Poeiras de África estão de volta

9

Depois de uma semana marcada por vento e chuva forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que nos próximos dias seja registada uma subida das temperaturas.

Em causa está uma massa de ar quente que vem do norte de África. A Direção-Geral de Saúde (DGS) deixa recomendações devido ao aumento da concentração de poeiras no ar.

“Está a ocorrer uma situação de fraca qualidade do ar no continente, prevendo-se que a mesma se mantenha hoje e terça-feira”, um fenómeno que se deve à “intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África”, adiantou a DGS.

Nesse sentido, é recomendado que a população em geral reduza os esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Além das crianças e idosos, a DGS aponta como vulneráveis pessoas com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, e doentes do foro cardiovascular, recomendando que, em caso de agravamento de sintomas, devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.