O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, entrega os Prémios Literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís, instituídos pela Estoril Sol, e referentes a 2021, respetivamente, a João Tordo e Catarina Gomes, bem como o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural. atribuído ao editor Zeferino Coelho.
Em cerimónia solene, está agendada para o próximo dia 23 de novembro, a partir das 18 horas, no Auditório do Casino Estoril, na União das Freguesias de Cascais e do Estoril.
Recorde-se, o Júri deliberou atribuir o Prémio Literário Fernando Namora, com o valor pecuniário de 15 mil euros, ao escritor João Tordo pelo romance “Felicidade”.
Por sua vez, em relação ao Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, com o valor de 10 mil euros, o Júri distinguiu a jornalista Catarina Gomes com a obra “Terrinhas”.
O Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, o Júri distinguiu o editor Zeferino Coelho, enaltecendo a “ação desenvolvida, ao longo de mais de cinquenta anos, como editor e ativo promotor da literatura e da cultura da língua portuguesa no mundo”.
Presidido por Guilherme d`Oliveira Martins, o Júri dos Prémios da Estoril Sol, é constituído por José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Maria Alzira Seixo, Liberto Cruz e José Carlos de Vasconcelos, convidados a título individual e, ainda, Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.