O Orçamento Participativo (OP) do município de Cascais, contou este ano com 20 propostas vencedoras, dispondo de uma verba de cerca de seis milhões de euros, divulgou a autarquia.

Os 20 projetos vencedores da 11.ª edição do Orçamento Participativo de Cascais, que recebeu 122.835 votos, foram anunciados esta noite, numa cerimónia pública realizada no mercado da vila.

À semelhança de anos anteriores, a verba do OP foi dividida em duas tipologias, uma que beneficia os cidadãos através de entidades como clubes, associações e outras organizações (A) e outra que os beneficia diretamente (B).

Na tipologia A o projeto mais votado (6.840 votos) foi a aquisição de carrinhas para a Associação Turma Solidária, com a atribuição de uma verba de 162 mil euros.

Já na tipologia B a proposta mais votada (9.852 votos) diz respeito à construção de uma casa abrigo para vítimas de violência doméstica, sendo disponibilizado para o efeito uma verba de 350 mil euros.

A aquisição de um veículo multiusos para os Bombeiros de Alcabideche (6.402 votos) e a requalificação de uma zona verde em Murches (7.994 votos) foram outras das propostas mais votadas em ambas as tipologias.

“Reforçar a democracia participativa”

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), destacou a “grande adesão” ao OP, manifestando a intenção de continuar a “reforçar a democracia participativa”.

O autarca referiu que a edição deste ano foi aquela que recebeu mais votos num só dia (9.733), sendo que no total participaram 61.437 pessoas neste processo.

“Ao todo um terço da população de Cascais mostrou que está apostada em decidir como são aplicadas as verbas municipais de investimento”, sublinhou Carlos Carreiras.

Recorde-se, cada participante dispõe de dois votos, que terá de “utilizar obrigatoriamente” quando vota a favor de um projeto. Caso seja negativo, apenas dispõe de um. O OP de Cascais foi lançado em 2011, tendo sido apenas interrompido em 2020, devido à pandemia covid-19.

Em 10 anos foram aprovados 198 projetos, num total de investimento de 45 milhões de euros.