Agitação marítima cria espuma na praia de Carcavelos

A agitação marítima que esta segunda-feira se fez sentir criou uma elevada quantidade de espuma na linha costeira, como mostra a imagem, recolhida na Praia de Carcavelos.

Embora pouco frequente, esta situação resulta da quebra das ondas no mar, o que promove a injeção de ar na coluna de água, o que dá origem à formação de bolhas, as quais, fruto da presença de matéria orgânica como algas mortas, estabilizam formando a espuma, como mostra a fotografia, tirada pela Ambiente Cascais, na manhã de segunda-feira, na Praia de Carcavelos, entre o bar do Moinho e o dos Gémeos.

“Embora ateste a presença de partículas na água do mar, a espuma não significa poluição, aliás a monitorização que fazemos ao longo do ano indica o contrário”, refere a Ambiente Cascais. explicando que “confirma apenas que o oceano tem vida e que, em dias como o de hoje, se manifesta desta forma pouco habitual”.

Pode assistir, mas é importante manter alguma distância, “pois a agitação marítima assim o exige para garantia da nossa segurança”.