Cascais disponibiliza equipamento para combater inverno ucraniano

16

“Todos por todos: Pela Ucrânia mais do que nunca”. Tem sido assim em Cascais desde que a guerra começou a 24 de fevereiro. A ajuda por parte do município de Cascais tem-se materializado através do envio de bens essenciais, do acolhimento de refugiados, do apoio financeiro para reconstrução de cidades, entre outras.

Com o rigoroso inverno ucraniano à porta, surge mais uma operação de apoio e esta sexta-feira, dia 30 de dezembro, às 11h00, do Centro Logístico (C3), vão partir rumo à fronteira da Ucrânia com a Polónia três camiões TIR com aquecedores, um gerador e roupa doada. Destinam-se à população das duas cidades ucranianas geminadas com Cascais: Bucha e Irpin.

O município vai ser responsável pelo transporte de um gerador, 700 aquecedores oferecidos pela Galp, de 100 aquecedores dados pela PRIO e de roupa quente doada pelos munícipes. Uma união de esforços que tem sido feita em articulação com a Fundação Zelenska e com a Embaixada da Ucrânia em Lisboa.

Na cerimónia de partida dos camiões, onde vão ser apresentados testemunhos em vídeo dos presidentes da Câmara de Bucha e Irpin, vão estar presentes Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, responsáveis da Galp, da PRIO e da Embaixada da Ucrânia em Lisboa.