“Há um conjunto de planos de pormenor – situações já herdadas de gestões anteriores – que constituem direitos de construção para os proprietários. Agora, que somos nós também um dos proprietários desse plano de pormenor, vamos tentar reduzir as áreas de construção permutando terrenos destes, que agora compramos, por troca com terrenos que estão nos outros planos de pormenor, para que possam ser implantados aí espaços verdes, reforçando o grande pulmão verde que já lá existe”, explicou Carlos Carreiras.
Outro dos propósitos será, adiantou o autarca, permitir “ter ali mais oferta universitária”, porque há a previsão de, naquele espaço, vir a ser implantada “uma nova faculdade”. O restante terreno servirá “para a habitação pública”, acrescentou.
Antes da aquisição destes terrenos em Sassoeiros e Arneiro, o Município já tinha adquirido “o Mosteiro de Santa Maria do Mar”, destinado a reforçar o parque verde urbano, que já lá existe, criando toda a extensão de vinha de Carcavelos, e adaptando o Mosteiro a “residência de estudantes, a preços mais acessíveis”.