
Foi apresentado, esta sexta-feira, 27 de janeiro, o livro “AL-QABDAQ – Memorial Histórico de Alcabideche”, da autoria de João Aníbal Henriques, antigo vereador da Câmara Municipal de Cascais, que na sua mais recente obra, a longa história da freguesia de Alcabideche, refletindo sobre as suas origens, tradições e simbologia.
A cerimónia que decorreu na Igreja de São Vicente de Alcabideche, o autor explicou que este é um livro que pretende dar a conhecer a freguesia de uma forma mais profunda, que vai para lá daquilo que é o seu património material.
“Alcabideche existe enquanto coisa concreta, enquanto realidade física. São as casas, são as ruas, são as histórias. Mas depois, há uma ideia de Alcabideche. Uma ideia subtil, extraordinária, que não pode ser partilhada, mas que é vivida, e é sentida. E que é muito difícil de pôr em palavras, e foi isso que tentei fazer com este livro”, explicou João Aníbal Henriques.
“AL-QABDAQ – Memorial Histórico de Alcabideche” conta com uma abertura do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, e com um prefácio do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
“É uma obra muito importante para Alcabideche, que retrata bem as memórias das nossas gentes. Retrata a história. Se há localidades ricas em história, património e cultura, Alcabideche é uma delas. E este livro vem valorizar e dar a conhecer toda essa riqueza que nós temos”, explicou José Filipe Ribeiro, presidente da junta de freguesia.
A cerimónia contou ainda com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, destacando a forma e importância como o autor da obra, eleva a história de Alcabideche.
“Quero agradecer ao professor João Aníbal Henriques o facto de ser um poeta, de contar a história (…) com histórias que nos deliciamos a ouvir. E de alguma forma, conta-as em poesia, ainda que estejam em prosa, e dá-lhes um romantismo que também é importante na vida.”
João Aníbal Henriques
Historiador e arqueólogo de formação, tem desenvolvido atividade como investigador na área do património histórico-cultural, da educação e do turismo em paralelo com atividades empresariais na área do touring cultural, das relações públicas e comunicação e dos eventos de promoção turística de Portugal.
Em termos cívicos é Secretário-Geral da ALA – Academia de Letras e Artes, académico da Academia de Letras do Brasil, membro da Académie Européene des Arts, Cooperante da Fundação Cascais e sócio da Sociedade Propaganda de Cascais.
É autor de diversos livros e artigos na imprensa sobre a promoção turística de Portugal e sobre o papel do património histórico cultural na abordagem turística ao País dos quais de salientam a “História Rural Cascalense”, “O Plano Diretor Municipal de Cascais”, “A Montanha”, “O Estoril e a Paróquia de Santo António”, “Uma Intervenção Psicopedagógica nas Minas da Panasqueira”, “Assumir o Fim-do-Mundo”, “Levantamento Exaustivo do Património Cascalense”, “A Saúde de Cascais”, “Comércio & Turismo”, “Turismo do Estoril”, “História da Pedagogia” e “Cascais – Estratégia de Futuro”.