Cascais testa soluções inovadoras para o ambiente de startups

3

Programa Triggers da Casa do Impacto, para desafios na área ambiental, tem candidaturas abertas e este ano com a possibilidade de testar soluções em Cascais.

O Triggers, programa de aceleração para projetos ambientais da Casa do Impacto, arranca com a segunda edição no final do primeiro trimestre de 2023 e é pela primeira vez apoiada por uma unidade autárquica, neste caso, pela Câmara Municipal de Cascais.

A parceria com a autarquia permite aos empreendedores testar e explorar as soluções in loco. A fase de candidaturas decorre até 5 de março.

Recorde-se o Triggers é um programa de aceleração promovido pela Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que pretende estimular a geração de novas ideias de impacto ambiental e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis, e que respondam aos desafios da Desflorestação, Mudanças climáticas, Poluição, Degradação dos Solos, Gestão de resíduos, Extinção de Espécies (animal e vegetal), e Mobilidade Urbana, essencialmente.

Nesta segunda edição, que conta com a parceria da Câmara de Cascais, vai ser possível testar as soluções na urbe, floresta e oceano, num “território-laboratório” do concelho.

“Continuamos a trabalhar para posicionar Portugal como referência europeia para o impacto ambiental e social, e vamos continuar a apoiar através da incubação, aceleração e investimento nas novas ideias e nos empreendedores para conseguirmos levar as soluções inovadoras aos mais diversos territórios. Hoje, começamos aqui bem perto a explorar estes modelos, em Cascais”, diz Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

O Triggers conta como parceiros estratégicos com a AGEAS Portugal, Upcoming Energies by GALP, e com o apoio da 3xP Global.