Até 15 de Outubro todas as 11 praias do concelho de Cascais têm vigilância assegurada com mais de 54 nadadores salvadores durante a época balnear.
Saliente-se que das 11 praias balneares de Cascais seis têm vigilância com nadadores-salvadores ao longo de todo o ano. São elas: Praias da Conceição, Duquesa, Moitas, São Pedro do Estoril, Parede e Carcavelos.
No total, as 11 praias balneares de Cascais contam, com mais de 54 nadadores-salvadores, grande parte da Associação Brave Heart. O concelho conta ainda com vários meios disponíveis que fazem toda a diferença na resposta em caso de emergência, como é o caso de desfibrilhadores automáticos externos, planos rígidos e comunicações VHF para todos os Nadadores-Salvadores, dois veículos moto 4 equipadas para assistência a banhistas, entre outros.
A Estação Salva-Vidas de Cascais também continua a funcionar 24 horas por dia e conta com nove tripulantes, enquanto a Polícia Marítima de Cascais terá 18 elementos no terreno, equipados com três viaturas TT, uma Moto 4×4, uma embarcação e uma moto de água.
Já no âmbito do projeto SeaWatch, Cascais conta com o apoio de duas viaturas TTAMAROK e quatro militares nadadores-salvadores que asseguram, principalmente, a vigilância das praias não vigiadas.
O projeto Praia Segura também volta a Cascais e vai realizar a vigilância apeada das zonas costeiras com militares da marinha portuguesa. A Época Balnear de Cascais conta também com o apoio da GNR, PSP e Polícia Municipal.
Destaque ainda para o regresso do programa Bandeira Azul, dos Voluntários Maré Viva e do programa Praia Acessível, Praia para Todos em Carcavelos, Poça, Tamariz, Moitas e Conceição. Estes locais contam com zonas de sombra exclusivas a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, cadeira de transporte de criança no areal, painéis de praia com áudio-guia acessível através de QrCode e folhetos informativos em braille nos postos Maré Viva.
“O grande desafio que nos espera este ano é a JMJ, com 60 a 70 mil jovens a dormir em Cascais e a passar aqui as manhãs e tardes quando não houver programa em Lisboa,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
O concelho está a preparar-se para receber quase 200 mil jovens que possam escolher Cascais para vir à praia e por isso é importante organizar uma megaoperação.
As equipas deste dispositivo já estão a preparar este aumento de afluência às praias, prevendo o reforço de nadadores-salvadores, vigilância e limpeza nas semanas de 24 de julho a 6 de agosto.