Exercício físico e o bom controlo da Diabetes

12

Exercitar o corpo é essencial para a saúde e o bom controlo da diabetes. Vários estudos têm sido efetuados em que confirmam o que há 400 a.c. Hipócrates(pai da medicina) afirmava “o exercício é a melhor medicina para o homem”. Esta mensagem tem vindo a perder-se com o tempo e o sedentarismo tornou-se um problema com sérias repercussões na saúde.

A atividade física é entendida como todo movimento produzido pelos músculos esqueléticos com gasto energético acima dos níveis de repouso, como andar ou subir escadas. Já o exercício físico corresponde ao conjunto de movimentos corporais planificados, estruturados e repetitivos e a qual o individuo adere com o objetivo de manter asua condição física e da sua saúde.

Qual o papel da atividade física, mais corretamente do exercício físico na prevenção ou controlo da diabetes?

O exercício físico promove uma sensação de bem-estar, trabalhando a respiração, a concentração, relaxamento e os músculos. Os músculos ao trabalharem vão retirar o açúcar no sangue e assim permite bons níveis de açúcar no sague.

O importante é escolher um exercício físico que goste, como por exemplo andar de bicicleta. Um estudo efetuado por um grupo de investigadores da Universidade de Birmingham, em que foi analisado um grupo de ciclistas com idades compreendidas entre 55 e 79 e um grupo com as mesmas características, mas que não praticava qualquer tipo de desporto. Os resultados revelaram que a perda de massa muscular e a perda de força não se verificaram no grupo de ciclistas. O colesterol e a gordura corporal também não aumentaram nesses indivíduos. Mas o mesmo não se verificou no outro grupo sedentário.

Dançar pode ser uma forma de exercitar e de gerir melhor a diabetes. A dança é uma expressão básica que nos faz ter cuidado com o corpo, o que pode ser uma grande ajuda para a diabetes. Se optar pelas caminhadas, recomenda-se 30 minutos, distribuído por, pelo menos 5 dias da semana ou 50 minutos 3 dias na semana. Segundo a AAmerican Diabetes Association (ADA) o exercício físico de intensidade moderada mostrou melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a gordura abdominal.

As recomendações do exercício físico para adultos com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes deve de ser 150 minutos ou mais por semana, de atividade aeróbica de intensidade moderada.

Paula Clemente 4286N
www.kievs.pt
instagram- paula_clemente_nutricionista