Cárie dentária em dentes de leite

75
Ana Catarina Claro, Médica Dentista Odontopediatra na Clínica CUF São Domingos de Rana e no Hospital CUF Cascais

Podem surgir cáries nos dentes de leite?
Sim, a cárie dentária pode surgir nos dentes de leite. Embora os dentes de leite sejam temporários e eventualmente sejam substituídos pelos dentes permanentes, são suscetíveis à cárie da mesma forma que os dentes permanentes.

O que é que pode causar a cárie dentária?
A cárie dentária surge devido à interação de bactérias, consumo de alimentos ricos em açúcar e falta de uma higiene oral adequada.

Devemos tratar as cáries nos dentes de leite?
À semelhança dos dentes definitivos, deveremos tratar as cáries que surgem nos dentes de leite. A ausência de tratamento adequado pode levar a criança a ter dor, infeção, dificuldades na mastigação e na fala. Além disso, a preservação dos dentes de leite é importante para o desenvolvimento adequado da criança, pois ajudam a manter o espaço para os dentes permanentes nascerem e contribuem para o correto desenvolvimento das arcadas dentárias.

Como é que posso prevenir o aparecimento da cárie nos dentes do meu filho?
Para prevenir o aparecimento de cáries nos dentes do seu filho, é importante adotar os cuidados adequados de higiene oral, como escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia, utilizar pasta de dentes com flúor e utilizar o fio dental regularmente. Além disso, é essencial limitar o consumo excessivo de alimentos açucarados e bebidas adoçadas. Também é recomendado agendar consultas regulares de Odontopediatria.

Quando deverá acontecer a primeira consulta de Odontopediatria do seu filho?
A primeira consulta de Odontopediatria – área da Medicina Dentária especializada no cuidado da saúde oral das crianças, desde a primeira infância até à adolescência – deverá ser realizada aquando da erupção dos primeiros dentes de leite ou, no máximo, até o seu filho completar um ano de idade.

O que é a cárie primeira infância?
A cárie da primeira infância, também é conhecida como cárie de biberão ou cárie dentária precoce, sendo caracterizada pelo aparecimento de cárie em crianças pequenas até aos 5 anos de idade.

Existem vários fatores que contribuem para o surgimento da cárie da primeira infância, como o uso prolongado de biberão, amamentação durante a noite, higiene oral inadequada e consumo excessivo de alimentos e bebidas açucarados, entre outros.

Os sinais e sintomas da cárie da primeira infância incluem manchas brancas, amareladas ou acastanhadas nos dentes, dor, sensibilidade, “inchaço” nas gengivas e mau hálito. Se não for tratada, a cárie pode levar a problemas mais graves, como dor intensa, infeção e perda prematura dos dentes de leite.

A prevenção da cárie da primeira infância envolve uma correta higiene oral e limitação do consumo de alimentos e bebidas açucarados. Também é importante manter consultas regulares com o Odontopediatra, para prevenir problemas dentários e receber tratamentos adequados quando necessário.