A partir do ano letivo 2023/24, todos os alunos dos Agrupamentos de Escolas com ensino secundário em Cascais vão contar com um programa de mentoria à semelhança de  uma iniciativa já em curso, para o ensino básico, nos Agrupamentos de Escolas de S. João do Estoril, Alvide e Matilde Rosa Araújo

Este projeto vai capacitar as escolas de mentores, para um trabalho de acompanhamento aos alunos, ao nível do reforço das suas competências para a aprendizagem, sobretudo em áreas fundamentais como o Português, e de suporte aos docentes na diferenciação de tarefas escolares, tendo em vista o sucesso de todos os alunos. A articulação estreita entre mentores e os docentes será crucial.

Os mentores são jovens licenciados com competências de comunicação, liderança e colaboração, motivados para gerar um impacto positivo.

“A Escola Pública é fulcral para nós. Queremos que Cascais seja um concelho o mais coeso possível e a escola é a maior ferramenta para a mobilidade social que temos,” refere  Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais, em nota enviada ao Notícias de Cascais.

Miguel Pinto Luz

Em Portugal, segundo a OCDE, podem ser necessárias cinco gerações para que os descendentes de uma família de baixos rendimentos alcancem os rendimentos médios e é através da educação que este paradigma pode mudar. Segundo o Ranking Nacional das Escolas de 2021 do Jornal Observador, realizado em parceria com a Nova SBE, a primeira escola pública de Cascais ocupa o 247.º lugar.

Em Cascais acreditamos no potencial de todos, razão pela qual  queremos implementar um conjunto de soluções que vão contribuir para mudar este panorama, como é o caso do programa de “Mentoria e Computação”, refere Miguel Luz, destacando que o objetivo é contribuir para o sucesso académico e desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos do ensino secundário e na melhoria da aprendizagem do pensamento e conhecimento matemático, enquanto elemento base da literacia científica, para os alunos do ensino básico. 

O programa “Mentoria e Computação” é apresentado aos professores das escolas públicas de Cascais esta quarta-feira, 14 de junho, no Centro de Congressos do Estoril.

Através do “Mentoria e Computação”, alunos e professores do ensino secundário do concelho vão contar com o apoio de mentores em algumas disciplinas, enquanto os estudantes de 3.º ciclo iniciam a aprendizagem em computação. Este acompanhamento é alargado com a formação de professores em computação.

Até ao fim do ano letivo 2025/26, este programa vai abranger mais de 14.500 alunos do ensino público do concelho, sendo 3.600 do ensino da computação, num investimento de 3,7 milhões de euros.

São iniciativas que pretendem aumentar a confiança, resiliência e motivação dos alunos no ensino, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades académicas que fomentem o sucesso escolar.

“A generalidade dos alunos das Escolas Públicas de Cascais precisam de mais acompanhamento e ajuda. É o que pretendemos com este programa,  acompanhar, incentivar e motivar os alunos,” conclui Miguel Pinto Luz.