Polo de Saúde de Carcavelos vai ser inaugurado a 25 de julho

11

O Polo de Saúde de Carcavelos vai ser inaugurado no próximo dia 25 de julho, pelas 10h, numa cerimónia que irá contar com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Este espaço que implicou um investimento de cerca de sete milhões de euros e procura beneficiar cerca de 25 mil utentes está preparada para receber quatro valências de cuidados de saúde primários: Centro de Saúde, Urgência Básica, Equipa de Tratamento de Comportamentos Aditivos e Dependências e Serviço de Psiquiatra.

O edifício contempla um total de 56 gabinetes médicos, distribuídos por 24 para a USF e SP, 18 gabinetes para a ET e 14 para o Serviço de Psiquiatria.

O projeto inclui ainda um parque de estacionamento com 267 lugares e um espaço público adjacente ao polo de saúde destinado à população local, utentes e funcionários. Para isso, será praça/jardim “de mediação entre o novo edifício e as habitações adjacentes existentes” com equipamentos infantis, uma cafetaria, zonas cobertas multifuncionais e espaço verde.

Mais do que prestar cuidados de saúde à população, o novo Pólo Carcavelos pretende constituir um elemento estruturante do tecido urbano, com uma imagem bem identificada sob o ponto de vista arquitetónico e de impacto público positivo, e revitalizar os terrenos da antiga fábrica da Legrand.

Aquando da visita ao espaço no inicio do ano o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, referiu que “com a construção deste Centro de Saúde o alargamento do Centro de Saúde de Carcavelos e a construção do futuro Centro de Saúde de Cascais a população do concelho pode aspirar a ter médicos de família para todos”.

A obra, inicialmente prevista para terminar em março, já está concluída e neste momento estão em andamento os últimos preparativos como equipar com todos os elementos necessários para que o novo centro possa entrar em funcionamento.