Decorreu na Baía de Cascais a 4.ª ação de limpeza subaquática da iniciativa “Mergulha Por Cascais”, promovida pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e que já retirou do mar, cerca de 8 toneladas de lixo e resíduos.

“Contra ventos e marés, continuamos firmes na luta por um Oceano mais claro e limpo”, reafirma Pedro Morais Soares, que apesar das condições atmosféricas não terem sido as melhores, o passado sabádo 1 de julho na Baía de Cascais, “o balanço é francamente positivo”, considerando “este é o espírito de todos os que integram o projeto ‘Mergulha Por Cascais'”.

Apesar do vento forte que se fez sentir nas primeiras horas da manhã, que impediu por razões de segurança a entrada na água dos voluntários, a iniciativa prosseguiu em terra, através da embarcação do pescador Paulo Pina, ajudando os mergulhadores a retirar do fundo do mar na Baía de Cascais, de mais de 235 quilos de lixo e detritos.

“As questões ambientais e limpeza dos oceanos estão ordem do dia e é uma preocupação da nossa freguesia, uma das mais emblemáticas em toda a sua costa”, refere o presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, que faz um “balanço positivo” acreditando que “todos juntos estamos a conseguir tornar a baía de Cascais, mais clara e mais limpa”.

Pedro Morais Soares, considera que este “é um programa de sucesso, que pretende alertar para a questão do ambiente e para a  importância dos oceanos que cada vez mais são determinantes na nossa vida e das gerações futuras”.

Entre os diversos objetos encontrados no fundo do mar, é de destacar um barco afundado, que foi resgatado, sob a orientação dos instrutores José Eduardo Santos e Teresa Vale. Mas, não só. Foram recolhidas embalagens de alimento, garrafas, cordas, armadilhas de pesca, linhas de pesca, isqueiros, garrafões, pratos de cerâmica, faca, tesoura, camara de ar, toalha e trapos, entre outros.

O projeto “Mergulha Por Cascais”, da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, tem obtido várias distinções a nível nacional, motivo de orgulho e regozijo de Pedro Morais Soares, sublinhando contudo o “empenho e dedicação de todos os atores ligados ao mar”, nesta iniciativa de “Sucesso” promovida pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e do Movimento Claro.