O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe, no próximo dia 21 de Setembro, pelas 21h30, o regresso aos palcos nacionais da mítica banda portuense Trabalhadores do Comércio.
Considerada uma das bandas que marcaram o rock português na década de oitenta, os Trabalhadores do Comércio têm como fundadores os músicos Sérgio Castro e Álvaro Azevedo. Mais tarde juntou-se à banda João Luís Médicis, com o facto curioso que quando o grupo se iniciou tinha apenas 7 anos.
Os Trabalhadores do Comércio distinguiram-se, desde logo, com as suas letras “irreberentes” e sotaque nortenho com hits como, por exemplo, “Chamem a Polícia”, “Taquetinho ou levas no focinho”, “De Manhã Eu Bou Ó Pom”.
Depois do interregno distópico sofrido pela Cultura, e pela Música em particular, os Trabalhadores do Comércio concluíram que já era altura de voltar a contagiar a maralha com o seu bom humor e irreverência, da maneira que melhor sabem e conseguem fazer.
No intuito de evitar a anti utopia prognosticada pelas elites governantes, viajaram com “armas & bagagens” ainda mais para Norte, ao paraíso das rias e, em terras “dos nosos irmans Galegos” começaram a trabalhar na que será a sua próxima obra a publicar.
O Objecto (lê-se Objequeto) começou a tomar forma logo nas últimas semanas de 2022 e, com a diversão por tapete, as canções fluíram, todas tocadas em sessões ao vivo, como se fossem concertos em pleno confinamento.
Desta forma, e para cumprir com o que foi prometido, os Trabalhadores do Comércio lançaram, no passado dia 1 de Maio, um primeiro tema (é single que se diz?) para ir “adoçando os queixos ao pobo” e comprometem-se a sacar outro “single” ainda este Verão e o álbum completo, inclusivamente em vinil, mas não só, durante o segundo semestre de 2023.