O grupo de saúde Ribera, atual gestor do Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida, venceu o prémio de Melhor Projeto de Telemedicina com o seu Programa de Nutrição Digital para doentes em Diálise, desenvolvido em colaboração com a Nootric, na 7ª edição dos Prémios de Saúde Digital realizada na sede da Fundação Cofares.
A Diretora de Transformação Digital da Ribera, Tania Menéndez, e a Diretora de Comunicação, Marketing e RSC do grupo, Angélica Alarcón, estiveram na cerimónia para receber o prémio e o diploma, num ato público que contou com a presença do Diretor-Geral da Saúde da Comunidade de Madrid, Enrique Ruíz Escudero.
Os Prémios Digital Health – Saúde Digital, também conhecidos como eHealth, visam reconhecer as iniciativas desenvolvidas na área da saúde nos setores público e privado que contribuam para melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas através das novas tecnologias de informação e comunicação.
Tania Menéndez, Diretora de Transformação Digital do grupo Ribera refere que “estamos muito felizes e satisfeitos com os desafios que assumimos e concretizamos, em que a transformação digital é um deles”, e que este reconhecimento vem consubstanciar, dado tratar-se de “prémios em que são galardoados importantes projetos e de grande qualidade promovidos por instituições e empresas de referência. Porque mais tecnologia em saúde é, também, sinónimo de melhor futuro”.
O serviço de nutrição digital do grupo Ribera para doentes em diálise do Hospital Universitário Vinalopó (Elche – Valência) e o seu centro de diálise Nefrosol (Alicante), desenvolvido em colaboração com a Nootric, oferece um plano alimentar personalizado, coordenado por nutricionistas e equipa médica de nefrologia, realizado através de um aplicativo móvel.
Nesta primeira fase, focalizada em doentes em diálise com excesso de peso ou obesos candidatos a transplante renal, registou-se uma melhoria na qualidade de vida e redução significativa do peso corporal (média de 6,4kg por paciente), além de melhoria da composição corporal e aumento de ganho de força.
O programa, que contou com uma extensa equipa de profissionais liderados pela Dra. Eva Cotilla de la Rosa, chefe do serviço de Nefrologia do Hospital Universitário de Vinalopó, e pelo Dr. Omar David Miranda, diretor médico da Nefrosol, foi muito bem recebido, já que permite o acompanhamento em tempo real dos hábitos alimentares de cada doente em tratamento, sem necessidade de deslocação a consulta presencial.
Além disso, facilita a interação permanente porque possui um sistema de alerta que facilita a intervenção proativa da equipa médica, caso necessário, e a antecipação de possíveis agravamentos durante o processo de acompanhamento.