No fim de semana de 6, 7 e 8 de outubro, o Circuito do Estoril volta a receber mais
uma edição do Estoril Classics, um dos maiores eventos nacionais e europeus de
automóveis clássicos.
Desde 2017 que o Estoril Classics se assume como um dos principais eventos de
automóveis clássicos a nível nacional e europeu. Centenas de equipas marcam
presença num dos circuitos mais antigos do país, onde se realizou durante treze anos o
Grande Prémio de Portugal. Há momentos que entram para história deste circuito,
como a vitória do austríaco Niki Lauda que se sagrou Campeão Mundial pela terceira
vez em 1984, do francês Alain Prost que venceu o Grande Pémio de Portugal em 1987,
sem esquecer do melhor piloto da fórmula 1 Ayrton Senna que venceu o Grande
Prémio de Portugal em 1985.
Na edição deste ano a organização contabiliza a participação de 21 monolugares de
Fórmula 1 que vão alinhar na grelha de partida do Classic Gp, com os míticos John
Player Special, Gitanes ou Malboro. A edição de 2022 a organização contabilizou mais
de 30 mil pessoas que não quiseram perder a oportunidade apreciar e reviver a míticas
corridas da Fórmula 1 da década de 80.
Na edição deste ano, a organização regressa com a motos históricas, onde
participaram no Campeonato Mundial entre 2000 e 2012. A mais antiga será uma Linto
500 GP de 1968, moto italiana concebida por Lino Tonti, a moto mais recente será a
Suzuki GSX-R 750 que venceu este ano o Manx Grand Prix pela mãos de Michael
Dunlop. Segundo a organização, “uma das que centrará mais atenções será
seguramente a Suzuki GSX 750 R de 1999. Esta moto venceu as famosas 24 Horas de
Liége de 1999, realizadas no majestoso Spa-Francorchamps, uma prova do
Campeonato do Mundo FIM de Endurance. A máquina japonesa ostentava as cores do
Team Shell Portugal e aos seus comandos estiveram os franceses Bruno Bonhuil e
Michel Graziano e o português Telmo Pereira, sendo, portanto, um ícone do
motociclismo do nosso país”.
Todos os bólides e motos que marcaram uma geração estão disponíveis para os mais
aficionados no paddock, através da compra de ingresso que está disponível na página
oficial do evento e nas principais plataformas de venda de bilhetes. O acesso à
bancada A é gratuito, ao passo que a entrada no paddock terá o custo de 20 euros na
sexta-feira e 30 euros nos restantes dias, ou 50 euros para todo o evento, podendo os
seus titulares ver as máquinas e as equipas de perto, para além de todas as atividades,
incluindo “Pitstop Village”.
Texto e Fotos de Bruno Taveira