A União de Freguesias de Carcavelos e Parede, no concelho de Cascais, realizou na quinta-feira, 5 de outubro, uma Cerimónia de Reconhecimento a quatro personalidades da Freguesia que se destacaram de forma brilhante no exercício das suas funções.
Ana Branco Martins e Maria Conceição Fernando, na área social, responsáveis durante anos pelos Centros Comunitários das Paróquias da Parede e de Carcavelos, respetivamente; Armando Jorge Paulos e Carlos Graça Oliveira, na qualidade de antigos autarcas da Freguesia, foram os homenageados.
“É um orgulho estar hoje aqui a presidir a esta distinção que reconhece o mérito e a entrega de anos e anos à causa pública por parte dos homenageados que nas suas áreas de ação, souberam servir as populações das freguesias e do concelho de Cascais, com brio e dedicação”, referiu Nuno Alves, presidente da União de Freguesias de Carcavelos e Parede (UFCP).
O Salão Nobre da UFCP, em Carcavelos, foi pequeno para acolher os muitos colegas, familiares e amigos dos homenageados numa cerimónia carregada de simbolismo que, como lembrou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, considerando “um dia com muito significado para Carcavelos e Parede” já que são freguesias que sempre estiveram imbuídas dos ideais republicanos, locais que muito contribuíram para a história da República Portuguesa.
“É bom sentir o carinho e o reconhecimento dos pares. Sempre acreditei que os centros ligados às paróquias têm missão de servir toda a comunidade e combater a pobreza, a exclusão social e a solidão que flagela os mais velhos”, afirmou Ana Branco Martins que esteve à frente dos destinos do Centro Comunitário da Paróquia da Parede. “Só assim podemos contribuir para uma sociedade mais justa e mais completa”, concluiu.
Já Maria da Conceição Fernando esteve 40 anos ao serviço do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, onde “teve o privilégio de desenvolver um trabalho social com respostas inovadoras e privilegiando as parcerias com instituições públicas e privadas”.
Na área política, os homenageados foram ex-autarcas da freguesia a quem lhes é reconhecido terem deixado a sua marca pessoal, ocupando já o seu lugar na história da União de Freguesias de Carcavelos e Parede.
“Esta homenagem não me é totalmente merecida, pois, não fiz mais do que a meu dever e para o qual fui eleito, a dedicação total à causa pública e servir a população sem distinção de cores partidárias, quer sejam cidadãos, quer através das associações”, disse Carlos Graça Oliveira com emoção porque “um autarca nunca deixa de ser autarca no coração e continua sempre em funções”.
Também para Armando Jorge Paulos, outro dos homenageados na qualidade de ex-autarca, quis destacar “esta maravilhosa sensação de que o nosso trabalho é reconhecido pelos nossos pares”, acrescentando que ” a ação política não se deve dissociar da emoção porque a humaniza e nos faz trabalhar para as pessoas em prol de todos”.