Realizou-se esta quarta-feira, no Salão Nobre da Academia das Ciências, em Lisboa, a sessão solene de entrega de prémios da 12.ª Edição do Prémio Padre Nuno Burguete,  antigo Presidente da Direção da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

Ao serviço de escolas de São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Odemira, Braga, Guimarães, Coimbra, Leiria, Cascais, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Santo Tirso e Almada, foram homenageados 18 Educadores do Ensino Particular e Cooperativo que se notabilizaram ao longo das suas carreiras, com dedicação aos alunos e ao projeto educativo das suas escolas.

Durante a mesma sessão, foram entregues 12 Galardões AEEP, distinguindo, assim, instituições de ensino que completaram 25, 50, 75, 100 e 125 anos de existência em 2022.

“Aproveitamos esta oportunidade para homenagear educadores e instituições de ensino que, apesar das adversidades com que são confrontados no dia-a-dia, não desistem da promoção da educação, dos alunos e famílias e da promoção da inovação, contribuindo determinantemente para a formação das gerações futuras. Aproveito a oportunidade para felicitar todos os que foram distinguidos”, refere Luís Virtuoso, presidente da Direção da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, em nota enviada ao CORREIO DE CASCAIS.

Prémio, Padre Nuno Burguete

A atribuição do Prémio P. Burguete homenageia os Educadores, das escolas associadas, com mais de 25 anos de serviço no Ensino Particular e Cooperativo.

Assim, as instituições de ensino associadas representadas pela homenagem a um dos seus docentes foram: o Centro de Educação Integral, em São João da Madeira e o Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira (distrito de Aveiro); o Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Odemira (distrito de Beja); o Colégio Alfacoop – Externato Infante D. Henrique, em Braga e o Colégio de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães (distrito de Braga); o Colégio da Rainha Santa Isabel, em Coimbra e o Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria. No distrito de Lisboa, o Colégio D. Luísa Sigea, o Salesianos de Manique – Escola, o Salesianos do Estoril – Escola, em Cascais e o Colégio do Bom Sucesso, o Colégio do Sagrado Coração de Maria, o Colégio Planalto, a Cooperativa A Torre, na cidade de Lisboa.

No distrito do Porto, o Colégio de Gaia – Escola Católica, em Vila Nova de Gaia, o Colégio Paulo VI de Gondomar, em Gondomar e o Instituto Nun’Alvres, em Santo Tirso. No distrito de Setúbal, o Colégio do Vale, em Almada.