A Comissão Europeia aprovou hoje 171 novos projetos na Europa, sete dos quais em Portugal, no âmbito do Programa LIFE para o ambiente e ação climática, com um cofinanciamento de 396 milhões de euros.
Entre os projetos aprovados em Portugal estão apoios para a criação de empresas locais verdes no parque natural, em Cascais; a recuperação da erva marinha zostera marina, na Ria de Aveiro; a caixa de ferramentas PLAN-DO inovadora para o tratamento de águas residuais, da Universidade Católica do Porto, LNEC e a Tratave S. A.; a criação em Almada de um corredor verde para reduzir as temperaturas do ar até 3.º célsius; e, em Cascais,
No âmbito da transição para as energias limpas, o programa LIFE vai financiar a organização de mesas-redondas, a nível nacional, para a Ação e o Investimento na Energia Sustentável em Portugal (RAISE-PT) e que deverão contribuir para a formação de um fórum à escala nacional.
Uma abordagem ao problema da ineficiência energética dos serviços hídricos e o reforço da plataforma ‘Green Menu’ para a renovação de habitações estão ainda entre os projetos selecionados em Portugal.
A Comissão Europeia aumentou o financiamento do Programa LIFE em quase 60% para o período 2021-2027, elevando-o para 5,43 mil milhões de euros.
Recorde-se, o Programa LIFE 2021-2027 é um instrumento financeiro para o ambiente e a ação climática que visa “contribuir para a transição para uma economia sustentável, circular, energeticamente eficiente, baseada nas energias renováveis, neutra para o clima e resiliente”, é referido no ‘site’ Life Portugal.