A Câmara de Cascais assinala, entre 20 e 25 de novembro, a Semana Contra a Violência Doméstica, quando se celebram 20 anos do fórum municipal contra a violência na família, com ações que visam sensibilizar para a temática.
Segundo a autarquia, a Semana contra a Violência Doméstica vai contar com ações de sensibilização, formação e seminários, com destaque para a apresentação da peça “A Montanha”, no Teatro Experimental de Cascais, em 23 de novembro, aberta ao público em geral e com entrada gratuita, mas sujeita a inscrição.
“Nos últimos anos, as forças de segurança registaram uma média anual de cerca de 450 casos de violência doméstica em Cascais. A grande maioria das vítimas são mulheres (em 2022, 82%) e a grande maioria dos agressores são homens (em 2022, 83%). Em 2022, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais instaurou 607 processos de crianças vítimas de violência doméstica”, lê-se numa nota da autarquia.
Através do Fórum Municipal contra a Violência Doméstica, que celebra 20 anos de atividade em 25 de novembro, data em que se assinala também o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, “o município de Cascais desenvolve, desde 2003, uma intervenção integrada e interdisciplinar, tendo como missão prevenir e combater a violência doméstica no concelho”, acrescenta a autarquia.