Quinta dos Ingleses, em Carcavelos

Um grupo de cidadãos interpôs uma ação judicial contra a Câmara Municipal de Cascais para tentar travar o plano de urbanização previsto para a Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, que inclui a construção de vários empreendimentos.

A ação foi interposta em 31 de outubro pelo movimento SOS Quinta dos Ingleses e visa também a empresa de construção Alves Ribeiro e o Colégio St. Julian’s, promotores deste plano, segundo explicou hoje à agência Lusa Pedro Jordão, vice-presidente daquela associação.

Em causa está o designado Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos-Sul (PPERUCS), que prevê a reestruturação urbanística de uma área de 54 hectares, onde se situa o colégio inglês St. Julian’s, em Carcavelos, com a criação de um parque urbano, a “preservação e valorização do conjunto edificado da Quinta dos Ingleses” e um empreendimento de “usos habitacional, de comércio, de serviços, hoteleiro e outros”.

Este projeto, cujo promotor é a empresa Alves Ribeiro, tem sido contestado por várias associações ambientalistas e sociais do concelho de Cascais, nomeadamente pelos movimentos SOS Quinta dos Ingleses e Alvorada da Floresta.